Entenda a importância de administrar a alimentação enteral no horário


Se você já fez acompanhamento com um nutricionista, já deve tê-lo ouvido comentar sobre a importância de comer nos horários adequados. Quando pensamos no horário da alimentação enteral, é ainda mais importante, tanto para garantir uma boa adaptação quanto para a absorção adequada de todos os nutrientes.

Por isso, no período de adaptação da alimentação enteral é tão importante seguir as instruções do nutricionista. Existem duas maneiras de administrar o tempo na dieta enteral, a contínua e a intermitente. A escolha de qual o melhor tipo de dieta varia de caso a caso e é indicada pelo profissional nutricionista.

Na alimentação enteral contínua, o alimento é ministrado por gotejamento contínuo por um período que pode variar de 12 a 24 horas. Já na alimentação enteral intermitente, o alimento é ministrado em horários e quantidades específicos indicados pelo nutricionista. Este, por sua vez, pode ser utilizado até mesmo para períodos de retorno à alimentação oral.

Uma dúvida comum em termos de horário de ministrar a alimentação enteral, é quando ocorre dela não ser administrada no horário certo. Nestes casos, é importante receber a dieta assim que possível, para evitar ocorrências como hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Por outro lado, a alimentação seguinte deve ocorrer no intervalo indicado pelo profissional nutricionista, ou seja, se sua indicação é se alimentar de 3 em 3 horas, isso não deve se alterar com o atraso da anterior.

Outro detalhe a estar atento é não dobrar o volume da alimentação enteral em casos de atraso. Seja em período de adaptação ou não, nosso organismo tem uma velocidade para absorver os nutrientes e fazer a digestão. Assim como uma quantidade extra de alimento pode causar desconfortos como distensão abdominal, náusea, vômito e refluxo gastresofágico.

Estar confortável com a nutrição enteral é uma das bases para o bem-estar de quem precisa do uso da sonda para se alimentar. Mantendo a disciplina dos horários de refeição, é possível ter uma adaptação com menos efeitos colaterais e receber todos os nutrientes e vitaminas necessárias para manter a saúde em dia.

O Trophic Dose Única é um aliado tanto para o período de adaptação, quanto para garantir que os horários da alimentação sejam sempre seguidos como o indicado. A caixinha de 250 ml, torna mais fácil essa rotina, pois ela pode ser conectada diretamente ao equipo. Além disso, ela cabe na bolsa e pode ser levada para todos os lugares. Assim, quem faz uso da alimentação enteral intermitente não precisa adiar sua refeição por estar fora de casa.

Fonte: https://prodiet.com.br/blog/2022/02/14/a-alimentacao-enteral-no-horario/

« Voltar

Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais